quinta-feira, 17 de abril de 2014

Glasgow: O que fazer

Apesar do clima chuvoso e ingrato, eu adoro a Escócia! A simpatia dos escoceses, que fazem piadas e conversam com você em todo canto, são uma coisa rara de se ver na gringolândia. Então, acostume-se com o sotaque incompreensível escocês e suas expressões próprias*, enfie um guarda chuva na bolsa e comece a curtir a região da gaita de fole, do whisky, dos kilts e do haggis.
(*Em glaswegian: yes = “aye”, small = “wee”, e por assim vai.)


Glasgow possui dois pólos principais, que são a região central (City center) e West End, onde concentram-se as principais atrações e áreas comerciais da cidade. Para ir de uma para a outra, você pode usar o metrô (cerca de 8 minutos) ou táxi (gastando-se em torno de 7£). Uma curiosidade: o metrô de Glasgow é o terceiro mais antigo do mundo (há uma única linha circular) e o bicho é carinhosamente apelidado de “laranja mecânica” (chegando lá você vai entender).

Glasgow é uma cidade grande e feinha (para o meu gosto), mas as duas regiões principais são bonitas e interessantes. Há poucos pontos turísticos mas muita coisa bacana, portanto não espere visitar pontos impressionantes ou tirar milhares de fotos: Glasgow é desses lugares onde o barato é passear e curtir o clima da cidade, com seus pubs, museus e estilo escocês.

West End

University of Glasgow

O principal ponto desta região é a Universidade de Glasgow, que é bem bonita e vale a pena visitar. Meu roteiro sugerido é pegar a University Avenue, passando pelo Main Gate, e em seguida seguir até a rua Kelvin Way, em direção ao museu Kelvingrove. O percurso contorna o parque e garante uma vista bonita da universidade.

Universidade vista da Kelvin Way.
Main Gate.

Kelvingrove Art Gallery and Museum

Imponente e bonito (por fora e por dentro), vale muito a visita. No horário do almoço, havia um senhor tocando um órgão enoooorme, um barato! Entrada gratuita.

Na frente do Kelvingrove, emprestando uma corzinha para um dia chuvoso.
Sophy Cave, "Floating Heads". Obra mais conhecida do museu.

Byres Road

A Byres Road é a rua principal da região, repleta de lojas e restaurantes locais. Confira a Peckham’s para comprar produtos locais. Lá você encontra as batatas Tyrell (populares no Reino Unido), caramel shortcakes (deliciosos doces populares na Escócia) e muitas bebidas (incluindo mini-garrafas de whisky que são ótimas para presentear).

Ashton Lane

Embora a Byres Road tenha muitos restaurantes, recomendo fortemente comer na fofíssima Ashton Lane, uma rua pequenininha e hiper charmosa, cercada de restaurantes bonitinhos, movimentados e descolados. Aprovei todas as opções de restaurantes que conheci lá.

Ashton Lane, gracinha.

Para conhecer mais, você pode espiar o mapa da universidade nesse link. Estando de metrô, note que as estações mais próximas são Hillhead e Kelvinhall.

City center

Glasgow City Chambers

Bem no centro de Glasgow, na praça George Square, fica a Glasgow City Chambers, bonita sede do governo da cidade. As escadarias internas, todas em pedra, são lindíssimas.

City Chambers por fora e por dentro.

Compras!

O centro de Glasgow é ótimo para umas comprinhas. A maior parte das lojas concentra-se próximo às duas saídas do metrô da região, Buchanan Street e St. Enoch.

Na Buchanan Street, você encontra as famosas H&M, Forever 21, Top Shop, Urban Outfitters, GAP, etc, além de várias lojas de souvenir. Se seu foco for whisky, visite a Whisky Shop, dentro da Buchanan Galleries. Dependendo do seu estilo, vale a pena ainda espiar a Forbidden Plannet, para quadrinhos e geekarias diversas, e a Scribbler e Paperchase, cheias de cartões e objetos fofos.

Buchanan Street.
Forbidden Plannet.

Na saída da St. Enoch, que fica próxima ao rio Clyde, estão as maiores pechinchas da região. Além da Primark, que tem preços ótimos, viste a Poundland e Poundworld para uma infinidade de bugingangas, todas custando 1£. Dentro do shopping St. Enoch, maior shopping de Glasgow (ainda assim, não muito grande), fica a lindinha loja da Disney, para os pequenos.

Pubs e Restaurantes

Além das lojas, o centro é lotado de restaurantes e pubs. Nas noites de sexta feira, a dança típica Ceilidh toma conta do Sloans, um dos bares mais antigos da cidade. Não consegui ir, mas recomendaram por ser um programa bem legal. Conheci o ótimo Waxy O'Connors, um pub com ambiente incrível e jeitão de filme e recomendo demais. Veja outras sugestões nesse post.

Gallery of Modern Art (GoMA)

Próxima à George Square, fica essa galeria bem-humorada de arte moderna. A obra da entrada, uma estátua com um cone na cabeça, aparece em vários cartões postais da cidade. Entrada gratuita.

GoMA.

Todo o centro é super agradável e nas duas principais vias de comércio não passa carro. No sábado de manhã, haviam pessoas tocando gaita de fole e contribuindo fortemente com o clima escocês do passeio. Vale dizer que o centro de Glasgow é a região que recomendo para se hospedar na cidade, pela grande quantidade de lojas, pubs e restaurantes. Achei mais movimentada à noite do que West End.

Programas em outras regiões

Glasgow Science Center

O centro de ciência de Glasgow fica do outro lado do rio Clyde e é um programa ótimo para crianças pois possui uma série de jogos e quebra cabeças interativos, sempre com uma pegada meio nerd/educacional. Brinquei de jogo da velha 3D e me senti o Sheldon no xadrez. :)

Glasgow Cathedral

Dizem que a catedral de Glasgow é muito bonita, mas infelizmente não tive chance de conhecer.

Barras Market

Mercado de antiguidades e produtos de segunda mão que ocorre aos sábados (também não conheci).

Interior da Escócia

Partindo tanto de Glasgow quando de Edimburgo, há vários tours que levam para o interior do país, em direção as Highlands. Outra opção é alugar um carro e fazer o passeio por conta própria (lembrando que no Reino Unido se dirige ao contrário :). É um passeio que vale muitíssimo a pena, fiz há quase dois anos quando visitei Edimburgo e vocês podem conferir nesse post.

Animou? Então siga acompanhando as dicas escocesas ;)

Veja também:

2 comentários:

  1. Oii, eu comecei faz MUITO POUCO tempo a pesquisar um pouco sobre os lugares do Reino Unido porque a minha intenção sempre foi ir apenas para Londres. Levando em conta de que eu provavelmente não vou fazer muito tempo de viajem, você acha possível eu me hospedar APENAS em Londres e ir para Glasgow em um só dia (depois voltar e dormir em Londres). OBS: Não tenho noção de quanto leva a viajem de Londres até Glasgow
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      Nesta viagem fiquei somente em Glasgow. Em outra viagem, fui de Londres para Edimburgo, foram umas 4h de viagem de trem, por isso acho muito longe para ir e voltar no mesmo dia.

      Se você quer cidades mais próximas de Londres, talvez se interesse por esses posts:
      http://batepernabatepapo.blogspot.com.br/2012/10/alem-de-londres-lugares-incriveis-para.html

      http://batepernabatepapo.blogspot.com.br/2012/10/alem-de-londres-lugares-incriveis-para_4.html

      http://batepernabatepapo.blogspot.com.br/2012/10/alem-de-londres-lugares-incriveis-para_5.html

      bjs!

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)