sexta-feira, 2 de maio de 2014

Seul: os bairros e mercados típicos

O melhor jeito de conhecer bem uma cidade é visitando seus pontos turísticos, certo? Nem sempre... no caso de Seul, visitar os pontos que descrevi nesse post é tão legal quanto caminhar pelos bairros típicos da cidade, onde você consegue de fato sentir o clima de Seul e esbarrar em coisas bem curiosas.

Sendo assim, faça o favor de incluir no seu roteiro:

1. Insa-dong
É uma rua típica, tranquila e bonita, que vende muitos souvenirs e objetos locais bastante interessantes. Há vários lugares para comer, e o mais inusitado são os doces de rua, um tanto peculiares. Fica à uma quadra do templo Jogyesa.


Como chegar: estação Anguk (linha 3).

2. Namdaemun 
É a “25 de março coreana". Vende tudo quanto é quinquilharia, alternada por barracas de comidas duvidosas (apesar disso, não fica fumaceira e nem cheiro forte). Algumas coisas até dão vontade de provar, outras parecem ter saído do filme “Alien”. Ao contrário de Insa-dong, tem bastante muvuca.

Não faço ideia do que seja essa comida, mas achei que se eu ficasse muito tempo olhando, ela iria me atacar :)

3. Myeongdong
É um distrito de compras, com lojas grandes e camelôs. As lojas fecham tarde e é uma experiência legal ir à noite, e ver os muitos letreiros coloridos. Há vários lugares para jantar, a maioria são típicos mas há cafés e restaurantes mais ocidentais, além das grandes redes mundiais de fast-food.

Myeongdong à noite: uma das minhas fotos favoritas da viagem.
Como chegar: estação Myeongdong (linha 4).

4. Itaewon
É o “bairro dos gringos de Seul”. Há muito lugar vendendo kekab e comida mexicana. É um bairro mais cool por assim dizer, mas infelizmente andei pouco por lá. Devo fotos e um relato melhor, mas realmente é um local interessante.


Como chegar: estação Itaewon (linha 6).

5. Gangnam (style!)
Gangnam significa “ao sul do rio” (mais especificamente, do rio Han) e fica há cerca de uma hora do centro, onde estão os demais bairros que mencionei. A musica do Psy é uma sátira do distrito de Gangnam, o lugar dos “novos ricos” de Seul. É um bairro chique, de negócios, com muitos prédios espelhados e coreanos arrumados caminhando com pressa. Visite o World Trade Center, formado pelo centro de convenções COEX, o shopping subterrâneo COEX Mall e outros prédios modernos. Estique o passeio para o templo Bongeunsa, bem na frente do complexo. Coma em uma das muitas opções de restaurantes bonitinhos no COEX Mall e leve as crianças para visitar o enorme Aquário que é uma das atrações do shopping.

Screenshots do recordista de visualizações do Youtube: essa cena foi filmada em frente ao World Trade Center.
Centro de convenções COEX.
COEX visto do templo Bongeunsa.
Gangnam visto da janela do meu hotel (bem diferente da visão do post anterior, não é? Ambas são da mesma janela!)

Como chegar: estação Samseong  (linha 2).

Note que todos os locais mencionados possuem também um foco forte de compras. Sendo assim, no próximo post, irei detalhar o que vale a pena trazer de cada lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)