segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Um castelo, um dragão e um almoço no clima de Caernarfon


Adiantei para vocês no final do post anterior que a estadia em Liverpool permitiu uma esticadinha no País de Gales. Para começar, alguns motivos para conhecer o País de Gales:

- É o país do mundo que possui a maior quantidade de castelos por metro quadrado.
- Lá, fala-se galês, um idioma completamente diferente (basta dizer que "País de Gales" em galês é "CYMRU").
- Para quem gosta de dragões, possui, na minha opinião, uma das bandeiras mais legais, que muitos acreditam ser a mais antiga em uso.


Se você ainda não se sentiu seduzido por nenhum desses motivos, tenta descer até as fotos, pois duvido não se encantar pela beleza do Castelo de Caernarfon.

Caerna... hãn??
Confesso que nunca tinha ouvido falar em Caernarfon, e talvez nunca o tivesse feito, não fosse a influência da irmã historiadora, amante da Idade Média.

Para começar, Caernarfon se pronuncia algo como "Carnávon", é uma cidade onde 80% da população fala galês e o "tchan" da cidade é o Castelo de Caernarfon, cuja construção foi iniciada por Eduardo I em 1283. Foi o local onde o príncipe Charles foi coroado como "Prince of Wales".

Charles foi coroado pela rainha Elisabeth II em 1969, seguindo uma tradição de muitos príncipes antes dele.
Não é, de fato, um dos lugares mais turísticos ou conhecidos, e prova disso é que nossa visita por lá foi bastante tranquila, sem grupos de turistas afobados empatando nossas fotografias. Além disso, não encontramos tours saíndo da Inglaterra para lá e fizemos o passeio por conta própria.

O castelo é gigante e lindíssimo, especialmente por dentro. O bacana é que podemos realmente subir pelas torres, passear nos corredores super estreitos e nos imaginar em um filme da Idade Média. As escadas são apertadas com degraus estreitos, exigindo cuidado (imagina de armadura!).


Como chegar:
Partindo de Liverpool, você deve pegar um trem até Bangor (com troca em Chester). De lá, bem próximo da estação de trem, há um ponto de onde partem vários ônibus para Caernarfon. A viagem de trem leva cerca de 2h e custou £27, comprando com antecedência pela internet, no esquema Off-peak (pode pegar o trem a qualquer hora do dia). O ticket do ônibus compra-se na hora, e gastamos cerca de meia hora até a cidade. Descendo no ponto em Caernarfon, basta caminhar cerca de 5-10 minutos até o castelo, cuja entrada custa £5.

Parece complicado, mas o trem é confortável e é uma viagem tranquila. Além disso, a visão do castelo vale super a pena (se ainda não te convenci com as fotos, conto que ao vivo ainda é mais bonito - de verdade!).

Onde comer:
A cidade é pequena e bonitinha, e próximo do castelo há varios restaurantes que parecem interessantes. Havíamos ouvido falar bem da comida do Black Boy Inn, e foi pra lá mesmo que fomos, conferir que o negócio era bom mesmo! (Aliás, aprendi na viagem que a diferença entre um Pub e um Inn é que no primeiro você vai só para beber, enquanto no segundo você vai para beber e dormir depois.)

O ambiente é bem bacana, por dentro e por fora: super rústico, com paredes de pedra, incrições em galês e uma lareira com o "black boy" lá no fundo. Tudo o que você quer depois de visitar um castelo, não é?


Nesse dia, minha irmã pediu o tradicional Fish and Chips (£11) e eu comi pela primeira vez o também popular Steak and Ale Pie (£9), cubinhos de carne na cerveja, acompanhados de uma massa folheada e fritas (depois este virou um prato recorrente na viagem). Os pratos eram enormes e estavam muito bons.  Fechamos com um fudge cake de chocolate ultra cremoso (£5). Enquanto comíamos, os garçons batiam papo em galês.


Voltamos contentes para Liverpool, eu, minha irmã, e o dragãozinho vermelho de pelúcia que eu comprei. Chegamos a tempo de pegar o pôr do sol em Albert Dock, tudo lindo! Apesar de ser um roteiro mais "incomum", é um passeio que recomendo pra caramba, e aponto como um dos melhores dias da viagem!

Meu dragãozinho sabe ler em galês :)
Mas o clima medieval não acaba aqui, não. No dia seguinte, pegamos as malas e o dragãozinho e partimos rumo à York. Por isso, se você gostou desse post, não perca também o próximo! :)

Veja mais:

2 comentários:

  1. Adorei esse post, me tirou muitas dúvidas :). Quanto tu pagaste pelo dragãozinho de pelúcia? Estou indo nas férias de Janeiro para lá :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia Cris, aproveite!
      Não lembro bem o preço do dragãozinho, acho que custou por volta de £5... do lado de fora do castelo tem algumas lojinhas de souvenir e muitas tem coisas fofas de dragão, como copinhos e afins.
      Se estiver atrás de souvenirs, uma opção (alcóolica) são os licores da Penderyn, uma marca bem tradicional do país.
      http://www.welsh-whisky.co.uk/Our-Spirits/Merlyn.aspx
      bjs

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)