segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Edimburgo: onde comer

É hora de falar de um dos assuntos mais recorrentes do blog: comida! Edimburgo mostrou-se uma cidade cheia de lugares interessantes para comer e beber, e é este o tema do post de hoje: restaurantes e bares bacanas em Edimburgo.

WHISKI Bar:
O Bar apareceu no post anterior, quando recomendei lugares de Whisky em Edimburgo. Além disso, o ambiente é lindo, a comida estava maravilhosa, e o som (ao vivo) excelente! Não tem como ser melhor, não é?


Para beber, além de Whisky, o bar tem boas opções de cervejas. Sentamos um tempo no bar, enquanto aguardávamos uma mesa, e o barman foi bastante simpático e nos ofereceu algumas amostras já que estávamos na dúvida de que chopp pedir.

Para comer, pedi Fishcakes de salmão (£9.45) que vinham acompanhados de uma saladinha e um molho levemente apimentado (similar à uma geléia de pimenta), delicioso! Minha irmã foi mais uma vez de Steak and Ale Pie (£11.95), que também estava ótimo (repare na caprichada massa folheada em cima da carne).


Fechamos com um Cranachan (£6.20), sobremesa típica escocesa à base de creme e frutas vermelhas. Muito bom!


Todos os dias, o bar tem música escocesa ao vivo após as 22h. O som não era típico (nada de gaita de fole ou algo do tipo) e sim uma espécie de "indie folk", com instrumentos diferentes. A voz do vocalista (que cantava bem alto e sem microfone) era interessante também. Eu confesso que adoro um som alternativo e achei o máximo.


Onde:
http://www.whiskibar.co.uk/
(Entre o Castelo de Edimburgo e o Holyhood Palace

Howie's:
Estivemos no Howie's para almoçar e achamos o preço do menu executivo muito bom para a comida refinada e o ambiente arrumadinho do restaurante.


O almoço executivo custa £8.95, e por esse preço você pode pedir prato + (entrada ou sobremesa). Pedimos frango recheado com legumes e bacalhau com batatas e purê de ervilhas. Ambos estavam leves e saborosos.


As sobremesas foram ainda melhores: a minha, uma torta de chocolate, a dela, uma torta de banana com caramelo. Ambas deliciosas!


No final, achamos um ótimo custo benefício para o almoço. Recomendado!

Onde:
http://www.howies.uk.com/edinburgh_waterloo.php
(Perto de Calton Hill)

Dirty Dick's:
Estávamos andando em busca de um lugar legal pra jantar e achamos o Dirty Dick's bem por acaso. Não é só o nome do pub que é, digamos, peculiar: o ambiente é bem interessante, com as mais diversas bugigangas presas no teto, e cardápios colados dentro de livros infantis antigos.


Pedimos chili com carne lasanha (ambos £8.95). A comida tem um jeitinho meio junkie (dieta pra quê?) e as ogrinhas adoraram!


Sensacional também estava a sobremesa: um delicioso bolo de caramelo com sorvete, que foi um dos doces mais gostosos que comi na viagem!


As cervejas que provamos também não fizeram feio!



Onde:
159 Rose Street, Edinburgh EH2 4LS, Scotland
(Perto da Princes Street)

Gusto:
Como não conseguimos comer no Gusto de Liverpool devido à grande fila de espera, ficamos contentes em descobrir que havia uma unidade próxima do nosso hotel em Edimburgo. Fomos jantar lá e tivemos mais sorte: apesar do lugar estar bem movimentado, sentamos em uma das últimas mesas disponíveis. O ambiente é bonito e arrumado, e a maioria das pessoas também estava produzida.


Apesar do ambiente bonito, os preços do Gusto não são elevados: há muitas opções de massas e pizzas entre £8-10, por exemplo. Pedi um rigatoni com frango, legumes e queijo grana padano (£9.95) e a minha irmã pediu um rigatoni com pancetta e cebola caramelada (£9.25). Ambos estavam saborosos, e o clima da Italia foi completado com vinho e a italiana Peroni.


De sobremesa, comemos um calzone de nutella com mascarpone (£5.95), muito gostoso e bem servido!


No fim, valeu a insistência pelo Gusto, mas recomendo fazer reserva ou chegar cedo pois o local realmente fica cheio.

Onde:
http://www.gustorestaurants.uk.com/
(Perto da Princes Street)

Edimburgo mereceu um post puramente gastronômico, mas há ainda outro passeio super gostoso que não pode ficar de fora: conhecer o belíssimo interior da Escócia, assunto do próximo post.

Veja mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)