domingo, 1 de abril de 2012

Grécia parte 2 - Atenas: restaurantes

O Thanasis:
Depois de ler diversas resenhas indicando o souvlaki do O Thanasis como um dos melhores de Atenas, localizei o dito cujo em meio à agitada Monastiraki Square e fui lá experimentar. O lugar é super simples, e estava bastante cheio. Atenção: tem vários restaurantes ao redor do O Thanasis, com ambiente similar, cuidado para não escolher errado! Estava um calor danado, e a Coca-Cola Zero geladíssima já deu pistas de que estávamos no caminho certo. O cardápio é pequeno, só com o tradicional da culinária grega. Fui direto do recomendado souvlaki, escolhi o de frango. Nossa, muuuito bom mesmo! Vejam na foto que o prato é simples, mas estava delicioso. O pão pita bem fofo, o frango mega macio, o tempero na medida certa, e as fritas ao mesmo tempo sequinhas e suculentas! Conclusão: souvlaki é mesmo no O Thanasis! Além disso, por ficar no meio do burburinho, é uma parada super prática para o almoço, sem atrasar nem desviar do roteiro por Pláka e Monastiraki.
Onde: 69, Mitropoleos - Athens (numa das esquinas da Monastiraki Square).

O Thanasis - Souvlaki
O Platanos:
Depois de visitar a Acrópole e caminhar pela Av. Adrianou, estávamos próximas à Tower of the Winds quando decidimos fazer uma parada para o almoço. Escolhemos uma das tavernas mais antigas de Plaka, O Platanos, que já estava na nossa lista de opções. O restaurante ficava numa rua um pouco escondida, bem tranquila, super agradável. Com mesinhas do lado de fora, o lugar era simples e incrivelmente fresco, em comparação com o calor fora da sombra. Primeiro dia em Atenas, foi então que provamos a nossa primeira Mythos, the Hellenic Beer. Virou marca registrada da viagem, mesmo depois de um grego autêntico nos ter esclarecido que só os turistas tomam Mythos =) Resolvemos experimentar logo também o tradicional moussaká. O prato era barato e pequeno, realmente uma porção individual. Estava delicioso! Talvez o melhor moussaká de toda a viagem. Mas o atendimento foi bem ruim, viu... Não sei se o cara não falava inglês ou estava mesmo de má vontade, mas ô garçom fraco... O cardápio até que tinha várias opções, mas ficamos sem coragem de arriscar totalmente no escuro, já que os nomes não eram auto explicativos e o cara não podia ou não queria ajudar na escolha. Mas como o moussaká foi um sucesso, e o ambiente era ótimo, saímos satisfeitas com o primeiro almoço grego.
Onde: 4, Diogenous, Plaka - Athens

O Platanos - Moussaká
Scholarhio:
Estávamos à procura do escondido To Kafeneio para almoçar quando uma sacada florida nos chamou a atenção e paramos para ler o cardápio (também disponível em português!) do Scholarhio. Logo uma moça bem simpática se aproximou para nos explicar o esquema da casa: por 28€, duas pessoas podiam escolher cinco pratos entre diversas opções, mais uma taça de vinho ou cerveja. A proposta soou tentadora e topamos. Antes de continuar, vale um parênteses: há muitos restaurantes pelo bairro de Pláka que se dizem “tradicionais”. Na maioria deles há um recepcionista que fica abordando os turistas, muitos, inclusive, de forma insistente e desagradável. Claro que fugi desses, não queria sentar para comer em um lugar praticamente coagida! Assim, vale ficar de olho e evitar aqueles que só faltam te arrastar pelos cabelos para dentro do restaurante... Mas esse não foi o caso da moça do Scholarhio. É um restaurante familiar, simples, mas super agradável, bem bonitinho mesmo. Sentamos na varanda e ficamos aguardando o cardápio para escolher os tais cinco pratos. Serviram pãozinho, de cortesia. E nada do cardápio... Aí de repente surge o garçom com uma mega bandeja cheia de vários pratinhos: a gente escolhia os cinco olhando para todas as opções ao vivo e a cores, nada de cardápio! E além daqueles que eles traziam prontos, ainda havia outros que eram fritos na hora (como a porção de kalamari). Ficamos meio em choque vendo aquela comida toda, enquanto o atencioso tiozinho explicava o que era cada uma das porções. Escolhemos a salada grega, tzatziki, tortinha folhada de queijo, meatballs e moussaká. Nossa, nem preciso dizer que comemos horrores! E não era só fartura: o sabor também era especial, tudo muito gostoso. Para acompanhar, dispensamos o vinho e pedimos a cerveja grega Fix, que veio geladinha. Depois da nossa supresa, a graça era ver o choque dos demais clientes quando o cara se aproximava com a bandejona. Divertido, agradável e delicioso. Voltamos lá no nosso último dia de Atenas, foi o único lugar que tivemos a oportunidade de repetir!
Onde: 14, Tripodon, Plaka - Athens
Scholarhio
To Kafeneio:
Voltando à tranquila rua Tripodon, chegamos numa travessa minúscula onde fica o restaurante To Kafeneio, recomendado em vários guias de viagens. Sentamos nas mesinhas do lado de fora, era super agradável. Apesar de o lugar estar pouco movimentado, o garçom demorou a vir nos atender. Pedimos meatballs, que eram anunciadas no cardápio como as melhores de Atenas, cobertas com molho de receita secreta e tradicional. Hummmm... E também um outro prato cujo nome não gravei (falha minha!), que chamou minha atenção por estar descrito como a principal refeição consumida pelo exército macedônio durante suas campanhas militares. Se for mesmo verdade, posso dizer que os rapazes de Alexandre passavam bem, viu! =) A carne (de porco ou veado, não lembro...) cozida e desfiada vinha com um pouco de queijo feta e um sabor bem diferente. Conclusão: lugar era ótimo, e a comida foi aprovada, mas ao atendimento deixou a desejar.
Onde:
To Kafeneio
Strofi:
Numa das noites que passamos em Atenas fomos jantar no Strofi, que se revelou um dos preferidos da viagem. O restaurante está localizado próximo à Dionysiou Areopagitou, o calçadão onde fica uma das entradas para a Acrópole. A vista do Parthenon iluminado é linda de morrer. Não tirei foto, não chegaria nem perto do que é estar lá, vendo ao vivo! Mas os curiosos podem fuçar o site do restaurante. Dos bares e tavernas da Av. Adrianou também é possível admirar a vista noturna da Acrópole, mas do Strofi se pode ver um ângulo melhor e mais próximo. E não é “só” isso que o restaurante oferece: a comida também estava divina! Comi um peixe ao molho de limão que derretia da boca! De entrada fomos de fried feta, muito bom! O garçom ajudou na escolha do vinho (que não me recordo qual foi, sorry). O serviço, aliás, estava nota 10 (já ganharam pontos ao chegar falando grego comigo, como se eu fosse made in Greece!). O ambiente é mais arrumadinho, nada de mesas barulhentas repletas de turistas e atendentes fazendo graça. A maioria dos frequentadores, inclusive, parecia ser de helênicos autênticos. E para nossa grande surpresa, os pratos estavam na mesma faixa de preço dos demais restaurante que frequentamos durante a viagem. Conclusão: Strofi é parada obrigatória para os sortudos que tiverem o privilégio de conhecer a cidade. Não fizemos reserva, mas é recomendado! Pelo próprio site é possível garantir uma mesa sem nenhuma dificuldade. 
Onde: Rovertou Galli 25 - Athens

2 comentários:

  1. OLÁ! adorei as indicações e pretendo usá-las mas gostaria de saber o preço médio em euros das refeições, você saberia me dizer? obrigda
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Infelizmente a viagem veio antes do blog e na época não tinha o hábito de registrar os preços :(
      Espero que conheça e aprove os restaurantes!

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)